Pitometria

A pitometria é uma ferramenta essencial para se diagnosticar as condições de abastecimento de um sistema de abastecimento de água. É composta por diversos ensaios de campo que permitem identificar deficiências, conhecer as condições operacionais e levantar informações para embasar estudos e projetos.
Com uma equipe altamente especializada, a ENOPS  domina essa técnica e desenvolve os ensaios com qualidade e competência comprovada ao longo de sua vasta experiência. Utiliza equipamentos de ponta para garantir precisão e confiabilidade em seus serviços.

vazaoAs medições de vazão são realizadas com o uso do conjunto pitot e data-logger de diferencial de pressão, que garantem excelente precisão nos ensaios. Os equipamentos são instalados sem necessidade de interrupção no abastecimento.

A medição de pressão é fundamental para monitorar e diagnosticar um sistema de abastecimento.  A ENOPS utiliza data-loggers com grande capacidade de armazenamento em seus estudos que possibilitam estudar longos períodos e verificar as condições em diferentes dias da semana, comparando-os entre si. As medições podem ser de forma simultânea em diferentes pontos de um sistema, fazendo um mapeamento de pressões que pode ter os dados comprados par avaliar os impactos em diversos pontos.

 

É um serviço utilizado para verificar se medidores instalados estão medindo corretamente. O ensaio é realizado sem interrupção no sistema, através de uma medição de vazão simultânea e em série com o medidor existente. Os dados de vazão e volume obtidos são comparados aos do medidor instalado para determinar se há erro de medição.
Os equipamentos utilizados pela ENOPS possuem alta precisão e são aferidos pelo INMETRO para garantir a confiabilidade exigida nesse ensaio.

É um ensaio utilizado para conhecer o perfil de consumo de usuários do sistema e subsidiar o dimensionamento correto dos medidores (hidrômetros) ou avaliar se o medidor instalado é adequado e também mensurar as perdas por submedição.
A ENOPS utiliza uma metodologia criteriosa e equipamentos precisos para obter a máxima precisão. São instalados um medidor volumétrico com saída pulsada e um data-logger em série com o hidrômetro do usuário durante o período mínimo de uma semana.

coeficienteCom o passar dos anos as redes e adutoras têm sua condição de escoamento diminuída devido a incrustações, principalmente as linhas de ferro fundido, amianto ou aço. O grau de resistência ao escoamento é determinado pelo coeficiente “C” de Hazen-Willians.

Por meio desse ensaio é possível descobrir o rendimento dos conjuntos moto-bomba. É realizado através da medição simultânea de diversas grandezas elétricas e hidráulicas como vazão, pressão de recalque, pressão de sucção, consumo de energia, corrente, tensão, rotação do motor e etc.
Com uma equipe experiente e equipamentos de última geração a ENOPS consegue resultados confiáveis e precisos que servem de base para um diagnóstico das condições operacionais e de eficiência energética do sistema.