Pesquisa de Vazamentos

A pesquisa de vazamentos não-visíveis é uma ferramenta importante na redução das perdas em um sistema. Muitos vazamentos podem não aflorar na superfície dificultando sua localização. Para encontrar esses vazamentos se faz necessário o uso de equipamentos e métodos adequados, além de equipe técnica treinada.
A ENOPS desenvolve trabalhos de pesquisa de vazamento não-visíveis utilizando metodologias diferenciadas e equipamentos modernos como loggers de ruído, correlacionadores multipontos e geofones eletrônico que proporcionam resultados superiores.
As equipes são altamente capacitadas e com larga experiência em pesquisa de vazamento e localização de fraudes, com elevados índices de acerto e de produtividade.

metodologiaA metodologia mais usual no Brasil, conhecida como “varredura” segue as orientações da ABENDE – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos. Consiste na inspeção de todas as ligações da área pesquisada utilizando haste de escuta mecânica para identificar os ruídos de vazamento e se necessário geofone ou correlacionador de ruídos.

Leia mais...

permalogA ENOPS desenvolveu a metodologia de pesquisa utilizando loggers de ruído (Permalog) que permite alcançar resultados muito superiores quando comparados aos obtidos com a metodologia ABENDE, resultando num melhor custo x benefício.

Leia mais...

fraudeA ENOPS tem ampla experiência em trabalhos de “caça-fraudes”, obtendo resultados significativos e com retorno do investimento imediato ao cliente. São utilizados equipamentos de última geração combinados com uma equipe experiente e metodologia adequada a cada situação.