coeficienteCom o passar dos anos as redes e adutoras têm sua condição de escoamento diminuída devido a incrustações, principalmente as linhas de ferro fundido, amianto ou aço. O grau de resistência ao escoamento é determinado pelo coeficiente “C” de Hazen-Willians.


Quanto menor esse coeficiente, maior a perda de carga imposta ao escoamento e, conseqüentemente mais energia é necessária para superar essa resistência. Isso se reflete em vazões abaixo das esperadas, pressões reduzidas nos pontos mais distantes e pressões elevadas nos pontos mais próximos, consumos elevados de energia nos recalques e variações muito grandes de pressão ao longo do dia nos pontos críticos.
A ENOPS realiza esse ensaio para diagnosticar em campo a condição de transporte de uma rede ou adutora e assim determinar o coeficiente “C” dessa linha. Essa informação é fundamental para a tomada de decisão de recuperação ou substituição de uma rede, para definições de projetos de expansão do sistema e estudos de eficiência energética em bombeamentos.